Rotary Club promove palestra sobre a vacinação contra a Influenza
A coordenadora Regional de Imunizações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Dina Lúcia de Almeida, foi convidada pelo Rotary Club de Itabuna para falar, na terça-feira (12), sobre a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, cujo dia D de mobilização será 30 de abril. Na Bahia, a vacina estará disponível nas unidades de saúde a partir da próxima segunda-feira (18), em razão do aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocasionados pelo vírus Influenza H1N1. A campanha se estende até 30 de maio.
Os objetivos da imunização são a redução das internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza e a melhoria da homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios. Dina Lúcia explica que a vacina de 2016 é trivalente: cobre os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários. A vacinação em Itabuna será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em todas as unidades, com meta de imunizar 51 mil pessoas dos grupos prioritários no município. A vacina tem duração de um ano.
A enfermeira esclareceu as principais dúvidas da população. “Não há nenhum risco para a saúde; pelo contrário, a vacina protege o organismo de doenças e fortalece o sistema imunológico”, enfatiza. Também destaca que a principal intervenção preventiva em saúde pública é a vacinação. “A campanha anual contribuiu, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares e gastos com medicamentos”.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos e mais de idade, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área de saúde, população indígena a partir dos seis meses de idade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais com prescrição médica, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. Crianças entre seis meses e nove anos que serão vacinadas pela primeira vez, devem repetir a dose com intervalo de um mês.
O presidente do Rotary Club de Itabuna, Paulo Pereira, disponibilizou apoio da instituição à campanha, e agradeceu pelos esclarecimentos. O médico João Otávio Macedo lembrou a campanha deflagrada pelo Rotary Club Internacional em 1985 para a erradicação da poliomielite e a importância da participação dos rotarianos para a quase total erradicação desta doença em todo o mundo.